Aguarde, carregando...

Trackeamento de Link com Google Analytics

Trackeamento de Link com Google Analytics
Reginaldo José da silva
Por: Reginaldo José da silva
Dia 02/04/2018 09h49

Aumente a efetividade de suas campanhas de marketing e automações de e-mail monitorando todos os links que são enviados para sua audiência.

Por um acaso você já desenvolveu uma automação de e-mail, e esse e-mail tem uma boa taxa de abertura mas você sente que tem poucos cliques no CTA? Já experimentou adicionar mais uma chamada pra ação no corpo do seu e-mail?

Mas se você têm 2 ou mais links nesse e-mail com uma boa taxa de clique, como saber qual está sendo melhor? O seu público está clicando num link de texto ou em uma imagem? Simples, monitore todos os links e veja qual de fato está lhe entregando o melhor resultado!

Salve salve galera, Gustavo Web aqui com mais uma aula do UpInside Play e hoje a gente vai ver como trabalhar com as tags UTM's do Google Analytics.

Com esse trackeamento, você consegue saber qual está sendo a origem do tráfego, de qual conjunto de anúncios patrocinado, onde a pessoa efetuou o clique e a qual campanha pertence aquele acesso.

A vantagem disso é que você consegue saber exatamente o que está funcionando e o que não está. Munido de informações, basta você tomar as ações necessárias... Seja melhorar os resultados existente ou mudar a estratégia onde não está funcionando legal.

Requisitos:

Tirando um instalação do Google Analytics na sua página, não precisa de mais nada! Quando você analisa a documentação do Google você poderá notar que é solicitado que seja adicionado um script dentro da tag head do seu documento.

No entanto, eu particularmente, não gosto de usar essa prática! Eu quero que primeiramente seja entregue todo o meu conteúdo ao visitante da minha página e posteriormente ("se possível") seja carregado scripts de análise, carregamento de público, pixel, marcação de cookie e afins!

Forma de uso:

Para fazer tudo isso funcionar, basta informar os parâmetros na URL na chamada do link! Obviamente que você não precisa monitorar os parâmetros com o seu CMS... O próprio script do GA se encarrega de fazer tudo o que é necessário.

Parâmetros e Documentação:

Se você acompanhou a aula, você viu que utilizamos os parâmetros pré-definidos e tem que obrigatóriamente ser informado exatamente estes. Caso contrário, não será contabilizado na dashboard do seu GA. Os links que usamos de referência do link é do próprio Google, inclusive o gerador de links:

A Descrição de cada Parâmetro você pode encontrar aqui.

A documentação para geração de links, você encontra aqui.

Ferramenta para geração de links, é só clicar aqui.

Source:

Dessa vez não criamos nenhum repositório! O processo é tão simples, que simplesmente capturamos os parâmetros passados por get e printamos na tela. Se você quiser fazer o mesmo, você pode resgatar todas as informações com a seguinte instrução:

$get = filter_input_array(INPUT_GET, FILTER_DEFAULT);

E depois, no corpo do seu documento, exibir o objeto:

if(!empty($get)){
var_dump($get);
}

O resultado que você vai ter com isso, é basicamente o seguinte quando você informar os parâmetros:

Trackeamento de Link com Google Analytics

É bem tranquilo né!

Importante:

Quando você faz o uso das utm's, você consegue visualizar na dashboard na parte de Tempo Real. Ali é batata! Acessou o link, já aparece na hora no painel...

Maaas, quando você vai estudar o público e ver com está sendo o resultado da última semana por exemplo (ou seja, fora da dash do Tempo Real) as informações podem não aparecer ali no ato. O Google tem um tempo X para sincronizar essas informações... Eu até mostro isso na aula, nos meus testes aqui teve acesso de demorar poucos segundos e outro levarem algumas horas para aparecer!

Portanto, se não aparecer o acesso ai de imediato fique tranquilo! Provavelmente não tem nada errado com a integração ou passagem de parâmetros... É somente o tempo do google contabilizar :)

Vou até deixar um print aqui abaixo para que você possa conferir.

Trackeamento de Link com Google Analytics

No print abaixo a gente consegue ver os resultados do parâmetro utm_campaing.

Trackeamento de Link com Google Analytics

Da mesma forma que podemos filtrar por utm_source.

Trackeamento de Link com Google Analytics

E também os resutlados da utm_medium.

Trackeamento de Link com Google Analytics

Espero que você tenha curtido o conteúdo dessa aula, e que a partir de agora você passe a monitorar os links de sua campanha, automações de e-mail, tráfego de afiliados... Enfim! Qualquer informação que pode ser relevante para melhorar os seus resultados ou de seus clientes :)

Até uma próxima aula!

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e obtenha ainda mais dicas de controle para suas contas.