Aguarde, carregando...

Crie variáveis dentro da sua função e execute um loop no PostgreSQL

Crie variáveis dentro da sua função e execute um loop no PostgreSQL
Reginaldo José da silva
Por: Reginaldo José da silva
Dia 30/05/2018 11h28

Veja com que você deve fazer a declaração de variável da sua função e como você pode aplicar na sua regra de negócio. Execute um laço de repetição baseado numa variável do tipo record

Você sabe como criar uma variável dentro da sua função e ainda percorrer um loop alimentando um recordset e utilizar as variáveis para auxiliar na criação de campos calculados e entregar a informação pronta para sua aplicação?

Salve salve moqueridos, Gustavo Web aqui e bora pra mais uma aula pra ver como funciona mais um recurso do PostgreSQL.

Esse é um dos processos que você pode utilizar para manter sua aplicação extremamente leve e com baixo load entregando uma boa experiência de navegação para quem esteja acessando seu conteúdo.

Quando você transfere parte da responsabilidade da execução para o banco de dados, ele executa de maneira muito mais rápida a sua aplicação fica somente com a renderização do conteúdo.

DECLARE

Podemos fazer isso de maneira bastante simples, basta utilizar o comando DECLARE logo acima do "BEGIN" da sua função e colocar o nome da variável e o tipo dela.

Lembrando que o tipo deve ser um aceito pelo PostgreSQL, então temos integer, bigint, text, character varying(X) ou qualquer outro de acordo com a sua necessidade.

Na aula vamos abordar também o tipo RECORD! Esse cara aqui começa a abrigar algumas tecnicas bem bacanas especialmente do PostgreSQL... Conseguimos criar um recordset baseado nas informações de uma query!

Eu mostro duas forma para que você possa ver como funciona... Tanto utilizando o INTO para uma sintaxe mais simples, como usando o FOR para ter um laço de repetição.

A sintaxe é um pouco particular, mas você consegue compreender exatamente para que serve cada uma das palavras reservadas que temos.

Os nossos exemplos aqui são fictícios obviamente e não precisamos ter uma grande regra para aplicar... Mas só para exercício a gente calcula o somatório de todos os ID's dos usuários que temos na tabela.

Quer saber como funciona tudo isso? Só dar o play na aula ai em cima! Não se esquece de se inscrever no nosso canal e ativar o sininho de notificação para receber as nossas informações :)

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e obtenha ainda mais dicas de controle para suas contas.